Avaliação do índice de burnout em professores da rede pública de ensino localizada na região sudeste.

 

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o índice de Burnout em uma amostra aleatória estratificada, constituída de 119 professores do ensino regular. Essa amostra foi extraída do universo de 1.335 professores do ensino fundamental, da rede pública municipal, localizada em um município de um Estado da Região Sudeste. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, sendo utilizado, como um dos instrumentos para a coleta de dados, o CBP-R, Questionário de Burnout para Professores - Revisado (CBP-R; Moreno, Garrosa e González, 2000a). Esse instrumento avalia não só os fatores antecedentes (variáveis do contexto organizacional e laboral), mas também os fatores conseqüentes da Síndrome de Burnout, como as dimensões do desgaste profissional ou Burnout – exaustão emocional, despersonalização e falta de realização. O referido instrumento é constituído por 66 itens, sendo as perguntas auto-aplicáveis e respondidas em torno de 40 minutos, no formato de escala tipo Likert, de 5 pontos. Um inventário sócio-demográfico também serviu de instrumento para a coleta de dados junto aos professores pesquisados. O processamento estatístico dos dados foi realizado com o apoio do Programa Estatístico SPSS versão 10 (Statistical Package for Social Science). Os resultados da pesquisa apontaram diferenças significantes entre as médias de Burnout e pelo menos seis variáveis independentes. Pela Correlação Linear de Pearson, foi verificada, também, correlação significativa entre Burnout e o sentimento de ameaça experimentado pelo professor em sala de aula. De posse dos dados diagnósticos, a meta deste projeto de pesquisa é contribuir para a humanização do posto de trabalho docente, sob os aspectos de saúde, higiene, segurança, bem-estar físico e mental e do meio ambiente ocupacional.

Autora: Gisele Levy, M.Sc.

 

   
   
   

 

Desenvolvido por 4Head WebDesigners