Análise das práticas de recrutamento e de seleção de pessoas com deficiência para o trabalho em empresas privadas: cumprimento à Lei de Cotas.


O objetivo da presente pesquisa é analisar as melhores práticas de recrutamento e de seleção de pessoas com deficiência para o ingresso em empresas privadas, em cumprimento à Lei nº 8.213/91, conhecida como a Lei de Cotas. A proposta implica na adoção de alternativas fundadas na Análise de Relato Verbal e aplicação de instrumentos de medida que apontem indicadores de inserção e permanência dessa população no mercado de trabalho, em uma empresa previamente selecionada para a pesquisa que possua as melhores práticas de trabalho.

Com base nos resultados, serão apontadas alternativas inovadoras para o desenvolvimento dos profissionais da área de Recursos Humanos que lidam diretamente com essa população especial.

O que se pretende, com base nos resultados da pesquisa, é humanizar o processo de inserção dessa população na força de trabalho, orientando profissionais dedicados à formação humana e às políticas públicas. Assim, promove-se a humanização sistemática e melhoria geral das condições de trabalho para pessoas com deficiência que ingressam nos postos de trabalho de empresas de grande porte.


Palavras-chave: processos de recrutamento e de seleção; pessoas com deficiência; Lei nº 8.213/91

Autora: Danielle Castelões, M.Sc.

 

   
     
   

 

Desenvolvido por 4Head WebDesigners