Identificação dos fatores contribuintes para qualidade de vida no ambiente de trabalho de profissionais de educação.


O presente projeto de pesquisa tem como objetivo identificar fatores contribuintes para a Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho (QVT), em um segmento de trabalhadores normalmente negligenciado, quanto se trata de pesquisar sobre temas dessa natureza.  Trata-se dos profissionais de educação que atuam em um escola técnica de saúde, da rede publica de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A expressão Qualidade de Vida e especificamente Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) expressa, na atualidade, variadas concepções. A esse respeito, a literatura aponta modismos comerciais, exploração por parte do capital, até as mais arrojadas e criticas concepções, que tem como objetivo, de fato, o bem-estar do trabalhador em seu lugar de labor diário. Os participantes selecionados para essa pesquisa são profissionais de educação, que constituem toda a força de trabalho atuante, de forma permanente e continua, na unidade escolar investigada, conforme o que é preconizado pelo Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro. Como instrumento de medida da pesquisa será empregado o Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho .Trata-se de uma escala atitudinal adaptada, tipo Likert, a ser complementada por um questionário sócio-demográfico, com o objetivo de avaliar a percepção dos professores sobre níveis de satisfação e de insatisfação quanto à Qualidade de Vida no Trabalho. Essa escala é constituída de 45 variáveis baseadas nos pressupostos de Walton (1975), com 8 fatores ou dimensões, a saber: remuneração, condições de trabalho, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento profissional, integração social na organização, direitos na instituição, equilíbrio  trabalho e vida e relevância do trabalho. As etapas desse projeto compreendem a revisão da literatura e detalhamento de aspectos operacionais. Haverá a aplicação de procedimentos gerais que implicam em contatos formais e informais com a instituição educacional pesquisada, além do encaminhamento do projeto à Comissão de Ética da UERJ. Para a pesquisa, foram formuladas hipóteses focadas na percepção dos professores sobre níveis de satisfação e de insatisfação na Qualidade de Vida no Trabalho. Os resultados dessa pesquisa poderão servir de indicadores para mudanças no contexto sócio-técnico, assim como para a instalação de programas de desenvolvimento de competências, com o objetivo de melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho.


Autor: Ubirajara Baptista Cabral Junior, M.sc.

   
     
   

 

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