Níveis de conforto postural em trabalhadores de uma escola especial para deficientes mentais.


O objetivo desse sub-projeto de pesquisa é avaliar os níveis de conforto postural em funcionários de uma escola especial para deficientes mentais, na perspectiva da ergonomia física. Trata-se de processo diagnóstico e de intervenção ergonômica, originados dos dados produzidos pelo projeto de pesquisa principal, com o título Análise ergonômica dos postos de trabalho de uma escola para alunos com necessidades educativas especiais (Nunes Sobrinho, 2005), atualmente em desenvolvimento em uma instituição escolar da rede pública estadual, destinada a alunos com necessidades educacionais especiais. A presente pesquisa, na forma de estudo descritivo de campo, teve como objetivo central a identificação dos níveis de conforto postural em uma população constituída por 62 funcionários da instituição. Como parte das ações do projeto, foi aplicado um instrumento de medida composto por 17 questões, abordando os níveis de conforto postural dos respondentes, ocupantes de 6 postos de trabalho. Os resultados do questionário apontaram desconforto físico nos participantes, sugerindo então a necessidade do rearranjo do ambiente físico da instituição, onde estão alocadas as estações de trabalho pesquisadas. Assim, a possibilidade de rearranjo do ambiente físico da escola se constituirá no objeto de prioridade da pesquisa para as próximas etapas. Ainda, com base nos resultados desse sub-projeto de pesquisa, no momento estão sendo aplicados procedimentos extraídos de um programa de prevenção postural no trabalho, envolvendo todos os participantes.


Autor: Ubirajara Baptista Cabral Junior, M.Sc.

   
     
   

 

Desenvolvido por 4Head WebDesigners