Este estudo tem como objetivo avaliar os resultados de um Programa de Capacitação para Professores que lidam com alunos diagnosticados como deficientes mentais, que apresentam problemas disciplinares. Está inserido numa perspectiva de pesquisa-ação, utlizando-se dos seguintes procedimentos: exposição de conteúdos através de aulas, material videografado, dinâmicas de grupo, dramatização dos professores das situações ocorridas em sala de aula, pré-teste, entrevistas com os profissionais, identificando as suas demandas em relação à problemática, incluindo-se procedimentos de observação, de registro e de mensuração do comportamento dos participantes. O programa foi desenvolvido no próprio local de trabalho, uma escola especial específica para deficientes mentais, semanalmente, com dia e horário específicos, num total inicial de 30 horas.Há evidências nos resultados alcançados que os participantes passaram a lidar de forma técnica a partir do aprofundamento dos temas apresentados, alcançando entendimento dos fatores, circunstâncias, metodologias e intervenções que reduzam os problemas disciplinares.
Autor: Ubirajara Baptista Cabral Junior, M.Sc.
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