Enfrentamento da síndrome de burnout em professores da rede pública: o grupo.

 

O objetivo do presente projeto de pesquisa será avaliar a eficácia do grupo operativo como técnica de enfrentamento da Síndrome de Burnout, em um grupo composto por 24 participantes, subdividido em dois sub-grupos, a saber: o grupo controle (1) e o grupo experimental,(2) envolvendo  (12 ) professores em ambos os sub-grupos. Esses participantes atendem o ensino fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal, localizada em município de um dos Estados da Região Sudeste. As avaliações sistemáticas e repetidas sobre a eficácia do grupo operativo deverão ocorrer antes, durante e após a intervenção. Para o estudo, deverá ser empregado um delineamento de pesquisa intra-sujeito quase-experimental(3). Como medida do índice de burnout entre os participantes, será utilizado o CBP-R, Questionário de Burnout para Professores - Revisado (CBP-R; Moreno, Garrosa & González, 2000a). Esse instrumento tem como objetivo avaliar os efeitos dos fatores antecedentes (variáveis do contexto organizacional e laboral), como também os dos fatores conseqüentes da Síndrome de Burnout, como as dimensões do Burnout - exaustão emocional, despersonalização e falta de realização. O referido instrumento é constituído por 66 itens, sendo as perguntas auto-aplicáveis e respondidas em torno de 40 minutos, no formato de escala tipo Likert de 5 pontos. Após a primeira aplicação do instrumento de medida de burnout, em todos os 24 os participantes, serão realizados 9 encontros, com o grupo experimental, conforme preceitua  a técnica de grupos operativos, sendo que o grupo controle não deverá se beneficiar deste atendimento. Medidas repetidas e intensivas deverão ser empregadas na pesquisa, de acordo com os procedimentos relativos aos delineamentos de pesquisa experimental intrasujeitos, para ambos os sub-grupos. O processamento estatístico dos dados será realizado com o apoio do Programa Estatístico SPSS versão: 10 (Statistical Package for Social Science).
               De posse dos dados diagnósticos, a meta deste projeto de pesquisa é humanizar o posto de trabalho docente, sob os aspectos de saúde, de higiene, de segurança, de bem – estar físico e mental e do meio ambiente ocupacional.

Autora: Gisele Levy, M.sc.

  

(1) (...) é o aquele que não receberá qualquer estímulo intencional (controlado) e servirá de padrão para comparação com o grupo experimental.

(2) (...) é aquele sobre o qual será efetuada a manipulação das variáveis de interesse que se quer medir.

(3) (...) confere ao pesquisador a possibilidade de identificar relações entre a intervenção e o comportamento observado (...) NUNES SOBRINHO e NAUJORKS, 2001.

 

   
   
   

 

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