Estudo comparativo entre engajamento e burnout em alunos de cursos superiores de um centro universitário do Estado do Rio de Janeiro.


A modernidade, caracterizada pelo advento de uma sociedade capitalista, permitiu o contato com uma enorme gama de grandes e importantes pensadores, suas idéias e suas críticas.  Sedimentaram-se inúmeras expressões, entre as quais:  forças produtivas, modo de produção, capital, trabalho, alienação, divisão social do trabalho, organização do trabalho, solidariedade orgânica ou mecânica, burocracia racional etc.  A partir deste contexto, é possível compreender o porquê torna-se cada vez mais relevante o estudo dos distúrbios psicopatológicos vinculados ao trabalho, estendendo-se este campo, também, ao grupos de pré-profissionais.  Salientam-se as doenças relacionadas ao stress como, por exemplo, a Síndrome de Burnout, conseqüência de um stress crônico, cumulativo e deletério, em que são analisadas três dimensões:  exaustão emocional, descrença e eficácia profissional.  O burnout pode acometer qualquer pessoa ou profissional, todavia é mais prevalente em indivíduos cujas atividades requerem e baseiam-se em intensas relações interpessoais.  Professores, membros da área de saúde, religiosos e policiais são exemplos, assim como universitários, público-alvo deste projeto de pesquisa. O diagnóstico do burnout ocorre quando são encontrados escores altos em exaustão emocional e descrença, bem como escores baixos em eficácia profissional, utilizando como instrumento, no caso de estudantes, o MBI-SS - Maslach Burnout Inventory-Student Survey. O MBI-SS é composto por quinze assertivas que serão analisadas pelos participantes por meio de uma escala de freqüência Likert de 0 a 6 (0=nunca, 1=uma vez ao ano ou menos, 2=uma vez ao mês ou menos, 3=algumas vezes ao mês, 4=uma vez por semana, 5=algumas vezes por semana, 6=todos os dias).  Cinco afirmativas avaliam a exaustão emocional, quatro avaliam a descrença e seis avaliam a eficácia profissional.  A presente pesquisa avaliará outro conceito, o engajamento e suas dimensões (vigor, dedicação e absorção), que se constitui num contraponto ao burnout.  Para tal, será utilizada a UWES-S - Utrecht Work Engagement Scale-Student, composta por dezessete assertivas, que também serão submetidas pelos participantes a uma escala de freqüência Likert, das quais seis avaliam vigor, cinco avaliam dedicação e seis avaliam absorção.  Outro instrumento a ser aplicado será um questionário sócio-demográfico.  Portanto, o presente estudo tem como objetivo aferir e comparar, entre estudantes de diferentes carreiras universitárias, os escores de engajamento e burnout, além de cruzar os dados obtidos com algumas variáveis sócio-demográficas.  Ressalta-se que este projeto, em consonância com as normas vigentes em relação às pesquisas científicas, prioriza a validade social e obedecerá aos critérios ético-legais em vigor.

Autor: Marcos Dórea, M. Sc.

 

   
     
   

 

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